html web templates

BIOCONSTRUÇÃO

Construindo com a Natureza

O que é Bioconstrução?


"Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridam o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima do ambiente. Todo projeto foca no máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto.

O tratamento e reaproveitamento de resíduos, coleta de águas pluviais, uso de fontes de energia renováveis e não-poluentes, aproveitamento máximo da iluminação natural em detrimento da artificial, são exemplos de preocupações na concepção desses projetos. A residência nas bioconstruções também segue a filosofia de responsabilidade ambiental dos seus ocupantes.

A bioconstrução não se resume à construção em si, mas pode incluir os materiais e o processo de produção da mobília, o uso de agentes biológicos para prover condições de habitação, como no caso dos telhados verdes, e o estilo de vida proposto pela arquitetura dos ambientes, esses recursos são utilizados geralmente com materiais encontrados nas áreas onde se faz a bioconstrução." (Wikipédia)


Algumas características presentes em Bioconstruções:


USO PASSIVO DOS RECURSOS NATURAIS:  através do aquecimento da água com fontes renováveis e limpas; a captação e o armazenamento da água das chuvas para uso doméstico em vários fins; o uso de energia elétrica de matrizes renováveis; a regulação da temperatura através de projetos arquitetônicos que façam uso de recursos naturais como o vento, o sol, as plantas e a geografia local.

USO DE MATERIAIS ECOLÓGICOS:  De forma geral, são construções feitas em grande parte com materiais naturais tais como terra (barro), madeira, bambu, palha, pedras, etc. 

GESTÃO DOS RESÍDUOS:  utilização de banheiros secos ou fossas assépticas; uso dos filtros biológicos no tratamento das águas do chuveiro, tanques e pias; compostagem do lixo orgânico; reciclagem do lixo seco; gestão dos resíduos durante a construção.


O termo bioconstrução é recente e refere-se a uma união de conhecimentos de construção ancestrais unidos a métodos proveniente da ciência moderna, diferenciando-se da Arquitetura Vernacular, que refere-se somente aos métodos de construções antigos, principalmente pré-revolução industrial, que ainda podem ser observados em diversos países e povos não industrializados.


Construção Civil Convencional: Uma Máquina de Destruição Planetária


A contrução civil convencional, presente hoje na maior parte dos centros urbanizados do mundo, feita em sua grande maioria com tijolo cerâmico queimado, cimento, concreto e metais, gera a maior parte do lixo urbano (e portanto planetário), representando algo em torno de de 50% do lixo dos centros urbanos (e portanto do Mundo Inteiro)!

Essa, que é uma das maiores indústrias do mundo, é uma das principais responsáveis pela destruição, poluição e degradação do Planeta Terra.


Bioconstrução: Regeneração e Equilíbrio Planetário


A regeneração e o retorno ao equilíbrío planetário só poderá acontecer se remodelarmos diversos hábitos destrutivos do ser humano e adquirirmos novos hábitos regenerativos.

Desenvolver novas formas de habitações que respeitem os ciclos naturais e os ecossistemas, fazendo uso de materiais e energias naturais/sustentáveis,

 através da co-criação de habitats humanos que estejam integrados ao meio ambiente onde vivem é algo extremamente urgente para a restauração do equilíbrio e a permanência saudável do homem e da vida como um todo neste nosso querido Planeta.


A bioconstrução é uma resposta positiva para esse desafio!


Alguns sinônimos: Bioarquitetura, Construção/Arquitetura Natural, Construção/Arquitetura  Ecológica, EcoArquitetura, dentre outros.

WEBINÁRIO GRATUITO: BIOCONSTRUÇÃO

Palestra Online: Conheça a história e características de diversas técnicas de Construção Natural e como elas contribuem para o desenvolvimento da saúde e da sustentabilidade planetária.

Uma aula expositiva sobre alguns dos principais temas que envolvem o universo da Bioconstrução, ministrado por Jorge Maron, idealizador e coordenador da Ameríndia.

MATERIAIS

Algumas das matérias-primas mais utilizadas

TERRA (BARRO)

BAMBU

MADEIRA

PALHAS

CAL

PEDRAS

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS

Alguns dos métodos mais utilizados

TERRA ENSACADA:
SUPERADOBE E HIPERADOBE

ADOBE

COB

PAU-A-PIQUE E BAMBU-A-PIQUE

CORDWOOD

CALFITICE

TAIPA DE PILÃO

PALHA ENROLADA

REBOCOS NATURAIS

TINTAS DE TERRA

TELHADOS VERDES

BAMBU

FARDOS DE PALHA

PEÇA SEU ORÇAMENTO

Se você se interessou pelos nossos produtos e serviços, envie-nos uma mensagem explicitando suas necessidades para iniciarmos uma conversa e apresentar nossos orçamentos.
Preencha os campos ao lado e clique em "enviar".
Responderemos o mais breve possível!

Se você tem interesse e deseja saber mais, nos contate para iniciarmos uma conversa.
Estamos a sua disposição para esclarecer dúvidas.

MESSENGER DO FACEBOOK

WHATSAPP

EMAIL